• José Tavares

A Eurásia e a Nova Europa

Atualizado: 6 de abr.


Aos meus olhos a Nova Europa poderia englobar a geografia de territórios que na wikipédia livre vêm descritos como Eurásia a saber:

A Eurásia é a massa que forma em conjunto a Europa e a Ásia. Composto pelos continentes europeu e asiático, separados pela cordilheira dos Montes Urais, localizado na Rússia, pelo Rio Ural, pelo Mar Negro e pelo Mar Cáspio. Alguns países como a Rússia e Turquia estão nos dois continentes.[1][2][3][4][5]

Sua extensão territorial é de 54 760 000 km². Seus pontos continentais mais distantes são o Cabo da Roca (38°45'51"N - 9°30'02"O "O) e o extremo sudeste da Península da Malásia (1°33'15"N - 04º17'15"), numa distância de cerca de 11 950 km.

Neste momento, infelizmente, este sonho da construção de uma Nova Europa com esta configuração está completamente comprometida devido à invasão da Ucrânia pela Rússia cujas consequências poderão ser catastróficas em termos sociais, políticos e económicos. Era preciso ter realizado um trabalho muito sério, ao longo de todos estes anos, entre todos os Estados desse imenso espaço geográfico com base num diálogo franco e aberto suscetível de desenvolver uma cultura de liberdade e de confiança geradora de respeito e de uma sã convivência entre todos os seus povos à luz de direitos nacionais e internacionais aceites e assumidos sem levantar muros nem blocos militares. Não foi possível realizar esta utopia que parece ter ficado ainda mais longe ou quase impossível embora, talvez, ela fosse desejável para a nova ordem de convivência e de paz mundiais do futuro.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo